segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Já é verão? Afinal, o que é uma coleção Resort?

                Então galera, queria primeiro só esclarecer uma coisinha. Como eu não sou muito adepto da ideia de replicar publicações feitas por outros sites ou blogs busco criar o que posto aqui, tentando fazer algo completamente diferente do que eu tenha visto já pronto em outros meios. Isso demanda muito tempo, como isso é algo que me falta a principio as publicações são feitas uma vez por semana, geralmente segunda à noite. Dado o recadinho, vamos ao que interessa!?

                O inverno mal passou pelo Hemisfério Sul e já tem muita marca promovendo sua coleção primavera/verão. Revistas e principalmente um emaranhado de blogs (me inclua nesse monte) não param de falar sobre o que será tendência na estação mais quente e fervida do ano. O verão.
                O fato é que com tantas publicações, e pesquisas pra saber o que vai bombar, pra muita gente já é verão. O inverno? Só no Hemisfério Norte.  Pra muita gente mesmo, eu não posso garantir, mas é assim que tem funcionado minha mente. Enquanto algumas grifes apostam em um preview, outras apostam no lançamento da coleção “completa”. Algumas marcas como Animale e Daslu fizeram a pouco tempo desfiles para promoção de sua nova coleção. Essas marcas armam desfiles pequenos voltado a clientes e a alguns jornalistas. Além de apresentar roupas desfiladas nas semanas de moda anterior, apresentam em maior quantidade roupas que vão direto pras lojas. Sem muita teatralidade e peças muito conceituais, ou seja, tudo muito comercial.
Transparência, cores vivas e franjas estão presentes no verão Animale. Estampa é a aposta da marca Daslu.
                Lá fora, grifes conhecidas como Chanel, DKNY, Giorgio Armani e algumas outras usam estratégia parecida, com o intuito de adiantar o inverno fazendo desfiles com coleções intituladas de Pre Fall. Mas uma pratica que tem ganhado cada vez mais marcas famosas é chamada coleção Resort. Que não tem nada a ver com antecipação ou promover a coleção da próxima estação. Não entendeu? Eu vou explicar.
                Todo mundo sabe que enquanto ao sul do Equador é Verão, ao norte é Inverno. Logo, devido ao frio e festas de final de ano, quem pode, foge do frio no inverno em sua terra natal em direção aos países mais quentes que estão em pleno vapor no verão. De olho na clientela mais rica que é adepta dessa prática, marcas de luxo lançavam coleções conhecidas como Resort. Eram basicamente roupa de praia e algumas roupas de festa lançadas para pouquíssimos jornalistas e clientes. Mas a preção econômica gerada pelo crescimento e importância das marcas de fast fashion tem feito as grifes de luxo se preocuparem cada vez mais em produzir algo novo para atender a demanda do publico por novidade. Levando-as a investir cada vez mais nessa coleção.
                A formula é parecida com a brasileira. Com exceção da Chanel, as marcas produzem desfiles pequenos, voltado a poucos convidados e jornalistas. Os lançamentos acontecem em maio e junho e chegam às lojas em outubro. Deixaram de desfilar biquínis e saídas de praia pra desfilar peças para todas as ocasiões. As roupas já estão prontas pra serem vestidas. Qual o sentido disso tudo aqui no blog? As roupas chegam sempre quando estamos no Alto Verão! Ou seja, roupas de grifes internacionais (pra quem pode) recém lançadas para o verão em meio ao verão.
                Como já falei coisa demais não vou enrolar mais! Fique com imagens da ultima coleção Resort de diferentes marcas.
Conforto e frescor podem ser facilmente percebidos. Diane Von Furstenberg, DKNY e Fendi.

Marc by Marc Jacobs, Just Cavali e Chanel
D Squared, Oscar De La Renta e Versace. Vestidos de festa também fazem parte das coleções.
 
                Bem, esse post foi mais informativo. Sem muitas dicas. Pois então, em breve aqui uma publicação só de apostas com dicas daquilo que você pode comprar, ou esperar mais um pouco.
                Beijos e até a próxima!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Verão com cara de Inverno?

                Muita gente quando vê roupa preta, marrom, peças em couro, pensam logo em inverno, não é mesmo? Por que? Além das inúmeras teorias sobre a influência das cores, acho que muita gente ainda associa roupas de couro ou em cores escuras ao inverno. Até porque, confesso que fica um pouco difícil usar roupas pretas no verão ensolarado do Rio de Janeiro. Mas algumas marcas da semana de moda carioca não se importam com isso. Muito pelo contrário, apostaram no preto e em cores terrosas para o verão 2012/2013.
                Alexandre Herchcovitch usou e abusou das cores terrosas, couro e jeans em tons escuros. Sua grife que desfilou no Fashion Rio a Herchcovitch trouxe para as passarelas blusas, calças e bermudas inteiramente estampadas com o mapa mundi, macacões em couro e jeans, algumas peças em preto, além da presença de peças estampadas com motivos que lembram bastante lenços indianos. Vale lembrar que nesse post aqui falei sobre um tipo de estampa parecida desfilada pela Etro Men na ultima semana de moda de Milão.
                Herchcovitch provou que couro e tons terrosos podem sim ser usados no verão. Apostar em tecidos naturais e leves é a dica chave pra enfrentar o calor com roupas escuras. Brinque com a transparência dos tecidos extrafinos. Outra forma interessante é usar peças bem estampadas, quebrando o visual muitas vezes pesado de blusas em cores terrosas. Já pra roupas de couro opte por modelagens mais folgadas ao corpo e abuse dos comprimentos “mini”. E se quiser adotar o jeans escuro contraponha com peças de cores claras, ou se quiser ser mais ousado em peças de cores bem vivas. 
Uma tribo do deserto do Sahara e uma visita ao marrocos foram a inspiração de Alexandre Herchcovitch
Transparência, estampas e contraste de cores são as dicas pra brincar com tons escuros no verão
                Outras marcas desfilaram propostas interessantes com roupas escuras, principalmente pretas.
                A Lenny trouxe a cor preta misturada a estampas artísticas de cores vivas. Outra jogada interessante é misturar peças escuras com outras bem claras ou com estampas em temas tropicais assim como fez a 2nd Floor. Outra dica super legal é se inspirar nos looks da Ausländer, que alem de encher suas peças pretas de flores misturou preto e dourado. Não só os detalhes, mas também as peças metalizadas quebram a monotonia além de acrescentar glamour aos looks mais escuros. Que tal aproveitar as peças metalizadas que são tendências do inverno 2012? Só tenha cuidado pra não exagerar no brilho e na ocasião! Pra não errar opte sempre por peças pretas mais curtas ou sem manga. Assim as chances de passar calor vão ser bem menores.

Lenny e 2nd Floor nas passarelas do Fashion Rio Verão 12/13
Estampas florais e peças metalizadas são a aposta da Ausländer pro Vrão 12/13
    Em breve tem mais. Até a próxima!

Fotos: Site FFW